Certificado Energético
- JC LEAO
- 28 de dez. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de jan. de 2023
O que é o certificado energético ?

É um documento que avalia a eficiência energética de um imóvel numa escala de A+ (muito eficiente) a F (pouco eficiente), emitido por peritos qualificados reconhecidos pela Agência para a Energia (ADENE) – entidade gestora do sistema de certificação energética de edifícios (SCE).
Contém informação sobre as características construtivas do imóvel e os consumos energéticos relativos a diferentes usos, como aquecimento e arrefecimento da casa e produção de águas quentes sanitárias.
O prazo de validade do documento varia consoante o tipo de certificado e de edifício:
• dez anos, para edifícios de habitação e pequenos edifícios de comércio e serviços;
• oito anos, para grandes edifícios de comércio e serviços, e deve ser renovado no final deste período.
A localização do imóvel, o ano de construção, se se trata de um prédio ou de uma moradia, o piso e a área, assim como a constituição das suas envolventes (paredes, coberturas, pavimentos e envidraçados). Os equipamentos associados à climatização (aquecimento e arrefecimento ambiente), ventilação e à produção de águas quentes sanitárias também influenciam.
O desempenho energético de uma habitação é avaliado com base no consumo de energia para aquecer e arrefecer o ambiente, preparar água quente sanitária e para ventilação mecânica, caso exista. Os valores são comparados com os obtidos para um edifício de referência semelhante ao analisado. Embora as informações possam variar numa utilização real, é a única forma de se conseguir uma comparação mais objetiva entre edifícios da mesma categoria.
• cópias da planta do imóvel
• caderneta predial urbana
• certidão de registo na conservatória
• ficha técnica da habitação
Comments